Quando alguém inicia uma empresa, se preocupa com inúmeras coisas: como conseguir clientes no início, como organizar o  fluxo de caixa, em qual categoria minha empresa estará cadastrada…
Mas uma questão que atinge de pequenos a grandes empreendedores é qual a imagem que a empresa irá transmitir para o seu cliente? Geralmente essa imagem se traduz no logotipo, representação visual única que identifica a marca. Aqui na Het costumamos dizer que o logotipo é o rosto da empresa.
O problema é que muitos empreendedores acham, por desconhecimento ou inexperiência,  que logotipo é apenas um desenho e acabam não contratando profissionais para desenvolverem o logo e a identidade visual de suas empresas. Mas não se preocupe, nesse post vamos pontuar três coisas que um bom logotipo precisa ter (no mínimo) e é sua chance de comparar o logotipo da sua empresa e decidir se você precisa atualizar a sua marca ou não.
--
1. O logotipo da sua empresa possui diferentes versões de aplicação?
Quantos arquivos do seu logo você tem aí?  Você já precisou trabalhar em alguma peça publicitária com o seu logotipo e a posição dele na imagem ou no material produzido não ficou tão legal? Se você só tem um arquivo do seu logo e tem problemas de aplicação com ele, lamento informar mas você não tem um bom logotipo. O ideal é que o seu logo possua ao menos uma versão vertical e uma versão horizontal, mas é bem comum marcas com mais variações como versões reduzidas, isotipo e tipografia avulsos etc. Ter um logotipo limitado pode gerar inúmeros problemas estéticos pra você. Para ilustrar o que estou falando aqui, dá uma olhada no tanto de variações que demos para o logotipo da Stereophields:
2. O seu logotipo possui variação de cores, escala de cinza e versões monocromáticas?
Um logotipo precisa ser versátil também em suas cores, podendo ser aplicado mediante qualquer situação. Um exemplo: suponhamos que a cor base do logotipo da sua empresa seja verde e você precise aplicar o logotipo da sua empresa em um flyer com o fundo verde, o que irá acontecer? Exato, você terá um grande problema com a visualização, já que não obterá contraste na sobreposição dessas duas cores. Você até poderia colocar um retângulo branco em volta dele, como eu já vi muitas empresas fazerem por aí, mas convenhamos que isso é muito feio e prejudica demais o layout do material. Não seria muito mais prático, bonito e estratégico para seu negócio se você possuísse soluções de cores baseadas em uma paleta harmoniosa e que represente bem a sua marca e diversas aplicações de cores? Portanto, se o seu logo possui apenas uma versão de cor, ele não é bom. Confira abaixo um exemplo de como essa variação de cores pode acontecer:
3. Você possui o seu logotipo em alta resolução?
Você mal dá zoom na imagem que você tem do seu logo e ele já perde a qualidade e fica todo granulado? Isso é um sinal de que a resolução de seu logo está baixíssima. Ter um logotipo em alta resolução é indispensável para qualquer empresa, pois quando necessitar ampliá-lo não será prejudicado com a qualidade da imagem. Abaixo, um logotipo em resolução baixíssima e em seguida a vetorização que fizemos visando aumentar a resolução e compare as diferenças de aplicação.
E aí, conseguiu identificar as diferenças entre o bom e o mal logotipo? E sua empresa, tem algum dos problemas listados acima? Se sim, recomendamos que procure um designer urgentemente para não enfrentar problemas no futuro!
Conte com a gente. Nos vemos no próximo artigo, mas se quiser, entre em contato e vamos bater um papo sobre sua marca.

Leia outros artigos

Back to Top